quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A ESCRAVATURA ATUAL - Existirá enquanto não houver divisão equitativa das riquezas encontradas ou produzidas em um país - Os escravos de antigamente recebiam casa e comida boa. Aos da atualidade, viciados em comodidades, é-lhes dito : "Vocês estão livres para conseguirem morar e comer como o desejarem" - E apanham das agruras das vida artificial, das concorrências humanas, da sociedade estratificada, dos governos do poder econômico, que não lhes dão moradia ou terra para viverem com verdadeira liberdade e dignidade - Alimentos ? : O mesmo da antiga escravatura : se não trabalhar, morre - Vida digna ?....Não : as diferenças continuam - Classes inferiores trabalham como servas das superiores - E tudo é aceito como normal, porque tem que acontecer o "desenvolvimento e o progresso"


Os pássaros e animais estão livres na natureza
para sobreviverem e se procriarem,  mas possuem
todas as condições básicas para isso. Os seres
humanos podem ser comparados a pássaros
nascidos e criados em gaiolas, aos quais lhes foi dito :
"As portas estão abertas.
Agora estão livres para sobreviverem e procriarem
como bem o desejarem".  Impossível.  Eles se
viciaram e se escravizaram nas comodidades
oferecidas enquanto estavam nas gaiolas :
 para elas retornam.

O texto abaixo é um extrato de "Segunda Auto Defesa - O Direito à Plena Defesa"
com algumas melhorias


Os escravos de antigamente e os atuais

...."Há, ainda, a necessidade de aclarar o direito que todos os seres humanos tem de acessarem um merecido pedaço de terra ou de receberem facilidades de empréstimo para a aquisição de casa própria ?....

Os escravos de antigamente não tinham estas necessidades, pois seus senhores preenchiam-nas com senzalas, e para alguns que bem se comportassem, com casinhas para suas famílias. Embora fossem forçados a trabalhar na terra, participavam dos seus benefícios e recebiam a alimentação básica de acordo com os costumes daquela época, aliás, bem mais saudável e também gostosa que a dos trabalhadores-escravos atuais. Sua liberdade e dignidade eram cerceadas e suprimidas pela aceitação - por parte da sociedade que os escravizava - de que tal condição era legítima naturalmente, permitida por lei e até mesmo aprovada pela religião. Será que hoje mudou muita coisa ?....

Os escravos hodiernos deixaram de receber surras físicas mas, em contrapartida, perderam suas casas, suas senzalas e seus alimentos. Hoje, eles tem de trabalhar duro, da mesma forma que antes, porque senão vão apanhar das agruras, desconfortos e inseguranças infligidas por um sistema capitalista e classista que insiste, lamentavelmente, em prolongar no tempo os seus desejos de supremacia, exploração e controle. A escravatura atual é legalizada, aceita pela maioria da sociedade e aprovada pelas religiões.

O sistema é assim porque as pessoas coadunam com ele. Gostam de jogar, gostam da situação de que poucos possam ter muito, a fim de terem a oportunidade de, cada um, criar o seu pequeno reinado de bens e mandos, à custa da privação de muitos. Há uma tendência inata nos seres humanos para escravizarem uns aos outros. A verdadeira liberdade passa, primeiro, por compreender e combater esta egoística tendência.



Todos os setores, atividades e profissões são imprescindíveis ao sucesso econômico

É possível um empresário exercer as suas atividades de decisão e direção sem a ajuda de um competente assessor ? É possível um assessor exercer a contento a sua função sem um experiente secretário ? É possível os secretários assumirem suas tarefas sem o apoio dos escreventes e ajudantes ? É possível os ajudantes trabalharem com dedicação e dignidade sem o trabalho dos operários da limpeza e dos lancheiros ? É possível todos os acima (já contados entre milhões) oferecerem seus dotes ao trabalho produtivo de empregados e empregadores sem que catadores individuais ou cooperados em materiais de reciclagem exercessem seu importante papel de limpar os ambientes de produção e os públicos, além de encaminharem os diversos materiais para o reaproveitamento e a reciclagem ?....

Não !! Não é possível. Todas as funções na sociedade produtiva são dependentes umas das outras e a atuação de todas é imprescindível ao resultado positivo a ser conquistado. Empresas, profissionais liberais, autônomos e coadjuvantes, formais ou informais, constituem um todo humano-econômico, interdependente, onde a falta de qualquer setor ou função, por mais simples que seja, inviabiliza o potencial máximo de expressão daquilo que os governos pomposamente proclamam de PIB - Produto Interno Bruto.

Ora, se todas as classes produtivas são necessárias para a positivação deste processo, claro está a razão pela qual também todos devam participar equitativamente dos benefícios diretos e indiretos, e dos lucros, da Máquina Produtiva. De outra forma, a sociedade estaria defendendo a liberdade, ou melhor, a libertinagem para que as classes detentoras do capital e do controle explorassem as classes que representam as funções mais simples, porém não menos importantes. Infelizmente, é esta "outra forma" que ainda impera, a moderna escravatura...."

Extraído de : "Segunda Auto Defesa - O Direito à Plena Defesa"

Editado em 15/jan/2014


Este assunto inspira vários posicionamentos, sentidos....Enriqueça comentando abaixo ou participando no 
Grupo Ambiente Social


Grupo-Ambiente relacionado :
Visite e participe com sua conta do Google !!   





HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
Email, endereço, telefones atualizados 
==================================================

Um comentário:


COMENTE E AJUDE A CONSTRUIR O CONHECIMENTO !!

Ou participe das discussões no grupo Ambiente Social :
http://groups.google.com/group/ambientesocial
OU, NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : GRUPO AMBIENTE SOCIAL