terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MODALIDADES DE ECOVILAS - A integração entre as várias formas de ecovilas - Movimentos que oferecem modelos alternativos de assentamentos humanos - Convivência harmoniosa entre as diversas ecovilas - Ecovilas de propriedade particular - Ecovilas de propriedade pública - Ecovilas de ricos e de pobres econômicos - Iniciativas que formam um elo entre os idealistas e a realidade da sociedade a fim de resolverem os problemas ambientais e sociais - Ecovila social - Ecovila agrícola - Ecovila de economia solidária - Ecovila de economia compartilhada - Todas as modalidades são bem vindas para oferecerem propostas e vivências a uma humanidade que precisa modificar seus valores e redirecionar seus caminhos - O Movimento Brasileiro de Ecovilas



Reservatório de água pluvial com bomba manual



AS DIVERSAS FORMAS

DE ECOVILAS

Em harmonia com a natureza !!
Os vários grupos humanos são diversos. A consciência de que precisamos de novos modelos de existência e convivência humana aflora a partir dos inúmeros segmentos da sociedade. É, pois, normal a diversidade de opiniões e posicionamentos. Creio que seja necessário haver de tudo, desde as ecovilas elitistas até as dos sem-terra ou as ecovilas de economia compartilhada entre os monásticos, os de real vida simples e as ecovilas ciganas de transição. Este é um posicionamento filosófico, diplomático, unificador e veículo da tolerabilidade. Esta, certamente, deve ser a posição do Movimento Brasileiro de Ecovilas.

No entanto, particularmente, cada um merece e deve integrar-se a uma ecovila com a qual mais se afina e pode, e deve, disseminar os princípios e valores que mais defende.
Soluções alternativas para a produção de alimentos
Concordo com o exposto pelo Fred sobre as muitas opções de idealistas integrarem-se nas possíveis soluções convencionais que se esforçam para serem uma ponte entre o que realmente está sendo a sociedade e o modelo ideal proposto e vivenciado por alternativos e ecovileiros.

Aqui em São Carlos-SP, por exemplo, estou envolvido em defender a viabilidade de um assentamento especial em uma APA. Neste envolvimento, inseri o conceito e a necessidade de "ecovila agrícola", único modelo que poderia harmonizar-se com nascentes e rica biodiversidade, além de possibilitar o ideal e a estrutura de uma ecovila a famílias simples dos movimentos sem-terra e outras. Para conhecer :
(Ou na pesquisa Google, digitar : ecovila agrícola)
O joão-de-barro ensina ao homem uma solução sustentável


Partes de uma resposta a um tópico de discussão em grupos do Google

Luiz A. V. Spinola, 13 / dez / 2011


Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores

Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


 
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!


Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!

Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com seus colaboradores e projetos.
Desta forma você também ajuda a CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!

Email, endereço, telefones atualizados