terça-feira, 8 de novembro de 2011

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 de novembro - A luta pela liberdade - Zumbi, o herói dos Palmares é símbolo e exemplo para uma Nova Humanidade, que primeiro precisa se libertar de seus próprios impulsos de apropriação e domínio

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, ZUMBI E A LUTA PELA VERDADEIRA LIBERDADE

Em Zumbi, e em toda a luta dos africanos escravizados e dos afro-descendentes, a humanidade vê um exemplo esplêndido de dignidade e luta por direitos, especialmente o direito à liberdade.

Embora o mundo atual ufana-se da democracia e da liberdade, longe está de realmente vivenciar e comemorar este elevado estágio social. Após algumas conquistas, vê-se a escravidão voltar em novas formas. O sistema capitalista, que precisa de "liberdade" para explorar, condiciona as mentes e os corações desejosos em modelos pré-definidos e homogêneos de como se deve viver bem e feliz. Bloquea-se, desta forma, a liberdade de criação, de escolha e de diferenciação saudável. A tendência é supervalorizar o status social e o poder econômico.

Se antes lutamos por nos libertar das sensalas e das chibatadas, hoje as classes exploradas precisam, primeiro, se conscientizarem que devem se libertar do apego infundido pela indústria e o comércio aos infinitos bens e atrativos tecnológicos. Depois, libertarem-se deste sistema que bloqueia o "ser a si mesmo", que faz de indivíduos, famílias e classes inteiras, uma repetição de um modelo platônico, onde a ilusão do melhor, do vencedor, dá, realmente, oportunidades a pouquíssimos.

Vivemos no mundo do jogo. É do vício do jogo da concorrência, do querer ser melhor que o outro, é que devemos nos libertar. Este modelo leva, necessariamente, à impactação, ao confronto e ao caos, embora disfarçado pelo expressão demagógica : "concorrência saudável" ou "concorrência leal".

Tendemos a culpar classes ou corporações importantes, ou de grau superior. Porém, é intrinsica à natureza humana a competição, o desejo de supremacia, a exploração. Estas características provindas do reino animal (mas necessárias a ele) é a causa que leva grupos a explorarem grupos, classes a explorarem classes. Mesmo entre os mendigos, há os mais espertos, os que conseguem mais recursos em suas "correrias". No entanto, as classes mais pobres tendem a ser mais solidárias entre si, compartilhando suas conquistas. Os mendigos são, neste sentido, mais dignos e exemplares às classes sociais superiores.

Chegou o tempo em que a principal liberdade a ser conquistada será aquela que livrará os humanos de seus próprios impulsos e tendências apropriantes e egoístas.

LEIA MAIS SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E A LUTA DE ZUMBI NA PRIMEIRA MENSAGEM AO GRUPO "AMBIENTE LIBERDADE"....
 Um assunto permanentemente atual !!
Participe no grupo Ambiente Liberdade !!
Participe no grupo Ambiente Social !!
Participe no grupo Ambiente Ético !!
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 



 
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!

Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!

Email, endereço, telefones atualizados 

Um comentário:

  1. Caro amigo Luiz, parabéns pelo texto bem redigido e super didático! Saudações libertárias!

    ResponderExcluir


COMENTE E AJUDE A CONSTRUIR O CONHECIMENTO !!

Ou participe das discussões no grupo Ambiente Social :
http://groups.google.com/group/ambientesocial
OU, NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : GRUPO AMBIENTE SOCIAL