quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A MULHER E A LIBERDADE - A emancipação da mulher - Direitos e deveres iguais aos dos homens - Instinto de apropriação - Origem da antiga supremacia do homem - Necessidade antiga do homem proteger fisicamente a mulher - a verdadeira independência para homens e mulheres

A mulher dedicava-se exclusivamente às atividades
caseiras, enquanto o homem caçava e protegia sua
família e seu grupo. Hoje, em tendencial igualdade,
  a mulher vai à luta pelos meios de subsistência e
alcança posições de defesa e liderança.
A MULHER E A LIBERDADE
A liberdade de homens e mulheres através do conhecimento e do auto-domínio  



A opressão, a exploração, e mais recentemente, a discriminação que a mulher tem sido vítima, é uma prova evidente do instinto de apropriação e domínio inato no ser humano. Este instinto provêm das mais remotas origens, e está ligado à necessidade de proteção e preservação da maioria das espécies animais. Nelas, os machos tem primazia para poderem exercer sua função de controle e domínio adequados à necessidade de proteger famílias e grupos sociais.

No entanto, há muitos séculos, o ser humano transpôs a barreira de seus instintos mais primitivos. Gradativamente, no decorrer de alguns poucos milênios, a civilização em constante desenvolvimento "aculturou-se" o suficiente para prescindir da preeminência e liderança do seu elemento masculino: o homem. Em contraposição, a mulher iniciou-se em seu processo de independência, de libertação e, nos dias de hoje, caminha para consolidar a sua completa emancipação.

Se no passado os homens "precisavam" sobrepujar e dominar as mulheres a fim de exercerem adequadamente a sua função de defesa e proteção, hoje, embora a missão militar seja exercida principalmente pelos homens, tal posição já não lhes confere o direito de primazia e controle sobre as mulheres. Nas idades primitivas os humanos tinham muitos inimigos : além de outros grupos, animais perigosos e a própria inospitalidade do ambiente. É provável que devido a estes problemas eles foram forçados a se agregarem em unidades sociais cada vez maiores. (famílias  em tribos; tribos em clãs e clãs em nações). O homem rude da antiguidade dominava as mulheres e crianças (excepcionalmente, alguns povos desenvolveram sociedades matriarcais) com a finalidade de preservação e sobrevivência mas, com certeza, desde estes primórdios e até aos dias de hoje, o elemento masculino, aproveitando-se desta posição, sujeitou e sujeita a mulher a seu mando, num grau bem acima do que lhe era e lhe é devido.

A mulher emancipada participa na "luta pela sobrevivência", que agora traduz-se não na defesa contra "animais ferozes", por ex, mas na conquista necessária aos meios de subsistência, na aquisição do conhecimento, nas regras de partilhamento e na criação dos princípios da convivência social.

Atualmente, pode-se afirmar que o único inimigo do ser humano é o próprio ser humano. E, em se  considerando como defender-se de suas próprias ciladas, as mulheres são exímias lutadoras.

A mulher, possuidora de uma natureza mais intuitiva e interiorizada, dispõe-se
positivamente a resolver conflitos pela diplomacia, pelo entendimento e pelo acordo final. É disso que os humanos de hoje necessitam para combaterem os seus maiores inimigos: as seqüelas de suas lutas passadas: o que restou de seu instinto de apropriação e domínio.

As mulheres devem dar continuidade a seu processo de emancipação e tornarem-se completamente livres das imposições e predomínios dos homens, até o ponto onde suas oportunidades, seus direitos e seus deveres se igualem.

Mulheres e homens devem prosseguir em sua luta contra aquilo que mais os prende às suas origens: o seu desejo desmedido de posse, de controle e de domínio. Só assim a verdadeira liberdade virá para ambos!      


Luiz A V Spinola, março/2007
Reeditado em 07/março/2008
Publicado no Ambiente Social - blog em 09/nov/2011


Direitos Autorais Reservados.

Permitida a reprodução somente em sites ou outros meios de comunicação sem fins lucrativos pessoais ou corporativos desde que o texto seja acompanhado destes adendos. Para sites que visam lucro, direta ou indiretamente, ou outros meios de comunicação, entrar em contato com o autor :
luizavspinola Arrouba gmail.com  


UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE  CONTRIBUIÇÕES SERÁ IMPLEMENTADA PARA SUBSIDIAR A OFICIALIZAÇÃO DA "ASSOCIAÇÃO INFOERA DE LEITORES E ESCRITORES PARA UM MUNDO MELHOR" E PARA VIABILIZAR A CONCRETIZAÇÃO DE FUTUROS PROJETOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E CULTURAIS.



Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores


 
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 



 
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!

Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!

Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com seus colaboradores e projetos.
Desta forma você também ajuda a CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!

Email, endereço, telefones atualizados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E AJUDE A CONSTRUIR O CONHECIMENTO !!

Ou participe das discussões no grupo Ambiente Social :
http://groups.google.com/group/ambientesocial
OU, NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : GRUPO AMBIENTE SOCIAL